Unidade de Viana (ES) homenageia a mulher profissional do transporte

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado no Sest Senat de Viana (ES) com a  homenagem a duas profissionais do transporte da região: Simone Brito Brandão de Paula e Gilmara Prucho Romualdo. “Ser motorista de veículos pesados é uma profissão que, durante anos, era dominada pelo sexo masculino. Atualmente, muitas empresas de transporte têm priorizado suas vagas à classe feminina”, informa a dirigente da unidade, Edilene Beilke.

Simone (foto), de 32 anos, portadora da CNH de categoria E, foi instrutora de carreta desde os 21 anos. Há quase dois anos, trabalha como condutora de ônibus na Empresa Águia Branca. A profissional se considera uma pessoa feliz com a profissão e muito responsável na direção. “Nunca me envolvi em acidentes. Tenho orgulho em exercer a função na área de transporte”, afirma.

A outra homenageada foi Gilmara. Ela trabalhou, por muitos anos, como representante comercial em uma empresa multinacional. Mas, aos 35 anos (oito de habilitação), resolveu dedicar sua carreira ao que mais gosta de fazer: dirigir caminhão.

“Me inscrevi e consegui uma oportunidade no programa Formação de Novos Motoristas”, conta. Ela fez o curso de cargas perigosas no Sest Senat e aguarda a chance de ingressar em uma grande empresa de transporte. Atualmente, dedica parte do tempo como freelancer em um depósito de material de construção, na entrega de mercadorias.