SEST SENAT de Serra (ES) promove evento para o Dia Internacional da Mulher

O SEST SENAT de Serra (ES) organizou uma série de atendimentos especiais para o público feminino, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. No Terminal Urbano de Laranjeiras, 140 mulheres (sendo 110 trabalhadoras do transporte e as demais da comunidade) foram atendidas com diversos serviços de saúde. A ação integra a campanha nacional do SEST SENAT cujo tema é “A beleza de ser forte”. A Unidade montou três estações para que as convidadas pudessem receber todos os atendimentos.  

Na primeira estação, em parceria com acadêmicos de enfermagem e educação física de uma faculdade local, foram disponibilizados testes rápidos, como exame de glicemia, pressão arterial, IMC – índice de massa corporal, circunferência abdominal a fim de subsidiar as orientações em saúde, que foram realizadas na sequência.

Na segunda estação, as participantes passaram por orientações sobre saúde da mulher, com objetivo de conscientizar da importância de fazer o preventivo e da mamografia anualmente. Elas também receberam informações sobre violência doméstica, que caracterizou os tipos de agressões que a mulher sofre, sejam física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral e, empoderá-las sobre a denúncia e a rede de apoio caso isso aconteça. 

Nessa fase, elas tiveram orientação nutricional. Com os dados da avaliação realizada na primeira estação, foi possível avaliar e classificar a composição corporal e orientar sobre a alimentação adequada e mais saudável, além de prevenir doenças crônicas degenerativas como, por exemplo: doenças cardíacas, hipertensão arterial e diabetes.

Orientação Postural e Alongamento foram realizados em parceria com os acadêmicos. A fisioterapeuta da Unidade conduziu nas participantes para uma massagem e orientação postural.

A terceira etapa de atendimento foi caracterizada pelo recolhimento dos dados e resultados dos exames, assim como a autorização das participantes para que as informações pudessem ser usadas em uma pesquisa quantitativa. Elas também receberam um kit com frutas, outro com panfletos sobre saúde, preservativo feminino e masculino e lubrificante íntimo.

Foi oferecida também a opção de teste para detecção da Sífilis.  Uma equipe do Programa DST/AIDS, da prefeitura municipal, deu orientações quanto às medidas de proteção e prevenção das DSTs - Doenças Sexualmente transmissíveis. Foram realizados 110 exames. O SEST SENAT contou com a parceria da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.